• Horário

    Seg. à Sex. 08h às 12h

  • E-mail

    contato@aeapel.com.br

  • Telefone

    (53) 3025.1518

20 nov 2018

“Estamos esquecendo o manejo bom para o solo”, alerta Filipe Selau

Um alerta sobre a necessidade de repensar o manejo do solo da região, especialmente nas áreas destinadas à produção de grãos marcou a palestra Manejo da Fertilidade do Solo para Culturas de Grãos no Sul do RS apresentada pelo professor e pesquisador da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Filipe Selau na noite de segunda-feira (19) na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPel).  Selau alertou para a necessidade de se buscar novos manejos com o objetivo de proteger o solo e garantir sua fertilidade. “Estamos em um novo momento de buscar novos manejos especialmente nas novas áreas com mobilização mínima do solo, alto aporte de resíduos e rotação de culturas”, defendeu. Para Selau dentro deste contexto o plantio direto apresenta maior vantagem quando comparado ao plantio convencional, especialmente em uma perspectiva de uso de longo e médio prazo. 

A partir dessa lógica destacou a importância da realização de análises constantes do solo. “Tem um custo muito baixo perto das perdas ou custos de adubação, que podem decorrer de erros de avaliação”, disse.

ADUBAÇÃO E CALAGEM – Selau tratou, ainda, de temas como calagem, uso de fósforo e contaminação por alumínio. Informou que estudos recentes realizados na região indicam que “em lavouras de produtores menos tecnificados que trabalham com soja em rotação com arroz nota-se a necessidade de redução da contaminação por alumínio”. 

O pesquisador ainda destacou a importância do nitrogênio para o aumento da produtividade do arroz. Detalhou cuidados na aplicação da adubação nitrogenada, como a necessidade de fracionamento para reduzir as perdas. “Essa adubação deve ser aumentada conforme o desenvolvimento e a necessidade da planta”.