Container

Sede da AEAPEL - Ver no mapa

Endereço: Av. Fernando Osório, 1754 - Três Vendas - Pelotas - RS - CEP 96.055-000

Telefone: (53) 3025-1518 -

Horário de Atendimento: De Segunda a Sexta: 08hs. às 12hs.

AEAPEL - Engenheiros Agrônomos de Pelotas - RS. Há 37 anos promovendo a produção sustentável de alimentos

Previsão do Tempo

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Notícias

133 ANOS DA FAEM UFPEL

Publicado 08/12/2016 21:11

A AEAPEL presta homenagem à Faculdade de Agronomia da UFPEL, pela passagem hoje dos 133 anos de funcionamento ininterrupto. Durante todos estes anos, a FAEM foi responsável pela formação de um grande número de Engenheiros Agrônomos que estão atuando por todos esses canto do RS e do Brasil. Também foi responsável pela formação profissional da Primeira Engenheira Agrônomo do Brasil, que esta completando 116 anos em 2016.
A AEAPEL homenageia seus professores, funcionários e estudantes que passaram e que estão em plena atividade nos dias atuais, enriquecendo muito nossa região e nossas instituições públicas de ensino de Agronomia do país...
O desejo é de que esta instituição ímpar de formação Agronômica passe esse dia 08, inciando mais um ciclo de 133 anos de pleno funcionamento na formação de profissionais da Agronomia e atualmente da Zootecnia.
Saudações Agronômicas

Jamir Silva - Presidente da AEAPEL

Reproduzo abaixo a homenagem e o histórico apresentada pelo Prof. Moacir Cardoso Elias

Hoje, 8 de dezembro de 2016, 133 ANOS DA FACULDADE DE AGRONOMIA "ELISEU MACIEL".

É uma data importante não apenas para a classe agronômica, mas para toda a sociedade, pela história, e principalmente pelo que nela é feito no presente e pelo que ainda fará.
Muitos professores e funcionários pensam que a história da Faculdade é feita pelo quadro funcional, pois a ela dedicamos diariamente o melhor de nós, mas a verdadeira história da FAEM é feita pelos ex-alunos, pelo que fizeram, fazem e farão pelo mundo por onde a profissão é exercida.
A FAEM não é apenas a Faculdade de toda a área agrária de maior tempo de funcionamento contínuo no Brasil (a Faculdade de Agronomia da Bahia, atualmente pertencente à Universidade Federal do Recôncavo Baiano, foi a primeira a ser criada, também no Governo Imperial, e é portanto a mais antiga, mas teve suas atividades paralisadas durante algumas décadas, diferentemente da FAEM, que nunca parou).
Na FAEM foi criado o primeiro curso de Engenharia Agrícola do Brasil. As dependências abrigaram os primeiros tempos de funcionamento da Veterinária, da Nutrição, da Arquitetura e nela também foi criado e atualmente funciona o Curso de Zootecnia.
Na FAEM foi criado o primeiro Curso de Mestrado e também o primeiro Curso de Doutorado da UFPEL.
Com a incorporação da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul para a criação da Universidade Federal de Pelotas, em 1969, pelo desmembramento, da FAEM se originaram os Institutos de Química e Geociências, de Física e a Matemática, e de Biologia, legítimos embriões dessas áreas na UFPEL.
A primeira mulher formada em agronomia no Brasil, Maria Eulália Costa, é da turma de 1915 da FAEM.
Protagonismo e pioneirismo na FAEM não faltam não faltam para serem citados. Aqui relato os que considero mais marcantes.
Há quase meio século tomei uma decisão que marcou e mudou minha vida: deixei de ter dúvidas entre cursar Engenharia Química ou Agronomia, fiz inscrição no Vestibular e, aprovado, fiz matrícula e ingressei como aluno, mesmo sabendo que dificilmente poderia me manter estudando. Ai começaram a surgir ajudas de onde nem mesmo eu esperava e que nunca mais esquecerei: consegui emprego à noite e prossegui. Foram tempos dificílimos, mas gratificantes. Formado, após pouco mais de um ano trabalhando como Engenheiro Agrônomo na Extensão Rural e trabalhando na Assistência Técnica a agricultores, comecei a realizar a sequência dos sonhos na parte mais importante: ingressei como Professor e continuo. Procuro retribuir com dedicação e amor à Casa e à causa o muito que a FAEM tem me proporcionado.
Participei das comemorações dos 90 anos como profissional convidado; dos 100 anos como Membro da Comissão das comemorações, das comemorações dos 130 anos ainda como docente e como Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas, e hoje nas comemorações dos 133 anos continuo na ativa. Agradeço muito a Deus por tudo isso.
A FAEM não é perfeita, todos sabemos. Temos deficiências e limitações, mas temos comprometimento, disposição e competência para não apenas a mantermos entre as melhores do Brasil, buscando sempre melhorar sua posição no Ranking. Ficarmos na avaliação entre os 10 melhores nacionais num universo de mais de 200 cursos de graduação em agronomia ainda não é o que queremos, pois podemos mais, mas é motivo para que digamos PARABÉNS FAEM, MUITO OBRIGADO FAEM, FELIZ ANIVERSÁRIO FAEM.
Sou muito feliz em ser parte da FAEM em ter a FAEM como parte de mim.
Desejo que as novas gerações possam dar continuidade, melhorando, a estes 133 anos que agora reverenciamos.
Que teu futuro, FAEM, tenha as bases do passado e as consequências das ações e da disposição do presente. "

 

 

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

Banner4-50x50

Banner-100x90

Banner6-50x50

Banner5-50x50

Banner1-50x50

Banner9-50x50

Banner3-50x50

Banner8-50x50

Banner2-50x50

Banner11-50x50

Banner7-50x50

Banner12-50x50

Banner10-50x50